sexta-feira, 13 de maio de 2011

Chaveiro de Tampinha de Garrafa


Tampinha reciclada

Chaveiro Coca-Cola

Fiz esse chaveiro em um “momento-necessidade”. Precisava dar um pulo na casa dos meus pais e reparei que as chaves de lá estavam sem nenhuma identificação. Na mesma gaveta das chaves, encontrei uma tampinha de Diet Coke de Israel e me deu esse estalo. Podia martelar até achatá-la e virar uma chapinha de identificação.

Gastei uns 5 minutos pra fazer e mais ou menos 1 hora para registrar o passo-a-passo sozinha. Gostei tanto que desci no bar da esquina e pedi mais umas tampinhas para fazer mais.

A ideia é meio retrô, meio roots, bem caseira. Me lembrou muito dos jogadores de futebol de botão que meu tio fazia sozinho. Para quem quiser repetir em casa, deixo minhas dicas:

Chaveiro de tampinha - materiais

De materiais, você só vai precisar de tampinhas, um martelo, um pano macio e um prego para fazer um furinho.

Martelando a tampinha

. Comece martelando a tampinha de dentro pra fora. Você precisa martelar de um jeito que ela vá se “alargando”. Bata de leve e faça a volta até ela se abrir por completo.

. Cubra com o pano quando precisar dar marteladas mais fortes,assim você protege a tinta da tampinha.

Tirando o plástico interno

. Quando a tampinha estiver completamente achatada, vai ficar super fácil de tirar aquele plastiquinho interno. Puxei com a unha mesmo.

Furo na tampinha

. Marque onde quer fazer o furo com um prego e vá batento devagar até abrir um furinho. Você pode usar o próprio prego para alargar o buraco.

. Martele o verso do furo para tirar as rebarbas.

3 modelos

E basicamente é isso! Agora vou fazer mais algumas. Ontem tomei uma Itubaína Retrô Zero (!) no jantar e já levei a tampinha pra casa para virar chaveiro.

2 comentários:

vera magnago disse...

adorei a ideia do chaveiro.
acho que vou me arriscar
bj

Aline Duarte disse...

Adorei! estava procurando um jeito de achatar as tampinhas e nao tinha achado até agora, ja que nao sou artesã de verdade e nao tenho tantos recursos!

Pense.Repense.