sexta-feira, 20 de maio de 2011

Casca de Laranja Cristalizada .... humm

Achei neste blog...

http://artemaniacriar.blogspot.com/

O amargo vira Doce. Isto é transformação!

Delícia para mordiscar tomando café.

Ingredientes:

2 laranjas (as cascas)

1 xícaras (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de água

1 colher (sobremesa) de sal

água  suficiente

Lave as casca das laranjas e corte-as em 4 na vertical, retire os gomos para saborear e corte as cascas em tiras de aproximadamente 1/2 cm de largura .

Coloque as cascas de molho em água salgada e deixe por 1 hora. Escorra as cascas e coloque-as em água limpa na geladeira por 24 horas, trocando a água várias vezes.

Leve ao fogo em uma panela a água o açúcar e as cascas, mexendo. Quando a calda engrossar, faça o teste pingando um pouco de calda em um pires com água fria.

Conseguindo juntar com os dedos  está pronto. Desligue o fogo e continue mexendo com colher de pau até açucarar e soltar umas das outras.

Outro modo de preparo:  desligar o fogo, retirar as cascas da calda grossa com escumadeira, escorrendo bem e colocá-las em uma assadeira com açúcar cristal, envolvendo-as leve ao sol para secar.

Você pode variar a receita trocando as 2 laranjas por 4 limões siciliano. Se preferir, faça a receita num só dia mudando o modo de preparo: depois que retirar da água salgada afervente em água limpa por 4 vezes .

Quando a água estiver fervendo, coloque as cascas, espere voltar a ferver aguade 3 minutos. Escorra e repita o processo seguidamente, somando as 4 vezes. Só então coloque-as na calda prosseguindo com a receita.

3 comentários:

Vamos tecer disse...

Delicia ,ja estou levando.Obrigada.Cleide

Maristela G Rezende disse...

HUM.... Que delicia!!!

Rosângela Pontes Coelho Serafim disse...

Oi Mariazinha, estou feliz em participar do seu cantinho com minha receita. Faço sempre essas casquinhas e minha família e amigos adoram, elogiam e pedem bis. Obrigada pelo carinho. Beijos de luz em seu coração.